No Mês da Cônsciência Negra, o Projeto SextouIMS - Artes & Culturas vai realizar uma sessão especial de cinema. Será exibido o filme Ôrí, dirigido pela cineasta Raquel Gerber. Na oportunidade vamos poder assistir e pensar sobre a História, Memória e Cultura das populações negras, e logo após a exibição teremos uma Mesa de Debates com Convidados. Um momento de muito diálogo e aprendizado para debater sobre questões relacionadas com o enfretamento ao racismo, o reconhecimento das nosssas heranças e tradições culturais, além do vislumbre para pensar a construção de um mundo menos desigual. A COAE também estará presente com o intuito de reafirmar o seu compromisso com o enfrentamento às condições que ainda fazem perdurar o racismo em nosso país. Todos estão convidados para celebrar mais uma vez as artes e as culturas no IMS/CAT!

 

Ôrí (1989), Dirigido por Raquel Gerber

Gênero: Documentário/Nacional

País: Brasil

 

Sinopse:

A história dos movimentos negros no Brasil entre 1977 e 1988 é contada no documentário Ôrí, lançado em 1989, pela cineasta e socióloga Raquel Gerber. Tendo como fio condutor a vida da historiadora e ativista, Beatriz Nascimento, o filme traça um panorama social, político e cultural do país, em busca de uma identidade que contemple também as populações negras, e mostrando a importância dos quilombos na formação da nacionalidade.

Ôrí significa cabeça, um termo de origem Iorubá, povo da África Ocidental, que, por extensão, também designa a consciência negra na sua relação com o tempo, a história e a memória.

Com fotografia de Hermano Penna, Pedro Farkas, Jorge Bodanzky, entre outros, música de Naná Vasconcelos e arranjos de Teese Gohl.

 

Dia: 21/11 

Horário: 14hs

Local: Auditório de Aulas da UFBA

 

Mais informações sobre o Projeto SextouIMS - Artes & Culturas, acesse o Instagram: @sextou_ims

Geral
Compartilhe: