Sessão Especial de Cinema com Mesa de Conversa sobre combate à Transfobia – Recepção do Semestre 2024.2

No início do semestre letivo 2024.2, o Programa de Formação Pedagógica (PFPed) em parceira com o Coletivo Sextou IMS - Artes & Culturas e o Projeto de Extensão Corpo, Sexualidade e práticas de saúde - CUyDADOS irão realizar uma sessão especial de cinema. Será exibido o filme Limiar, dirigido pela cineasta Coraci Ruiz. Na oportunidade vamos poder assistir e pensar sobre o contexto e a história de vida das pessoas trans, o processo de transição de gênero, a luta pela afirmação de direitos e o combate à transfobia institucional. Logo após a exibição teremos uma Mesa de Conversa com Convidados. Será um momento muito especial de diálogo e aprendizado coletivo para debater questões da população trans brasileira que ainda enfrenta grandes desafios na sociedade, e em particular numa universidade pública. Desejamos que a comunidade interna do IMS e externa da sociedade conquistense se faça presente para uma escuta afetiva para a construção de laços mais solidários em nossa UFBA e na sociedade em geral. A Coordenação de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (COAE) estará presente e participando desse importante debate que envolve Direitos Humanos e as Políticas de Ações Afirmativas no âmbito universitário. Todos estão convidados para celebrar mais uma vez as artes e as culturas no IMS/CAT!

Limiar (2020)
Dirigido por Coraci Ruiz
Gênero: Documentário/Nacional
País: Brasil

Sinopse: “Limiar” é um documentário autobiográfico realizado por uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente: entre 2016 e 2019 ela o entrevista abordando os conflitos, certezas e incertezas que o perpassam numa busca profunda por sua identidade. Ao mesmo tempo a mãe, revelada por meio de uma narração em primeira pessoa e por sua voz que conversa com o filho por detrás da câmera, passa ela também por um processo de transformação que a obriga a romper velhos paradigmas, enfrentar medos e desmantelar preconceitos.

Dia: 29/08
Horário: 08hs
Local: Auditório do Pavilhão de Aulas da UFBA - Conquista
Mais informações sobre o Programa de Formação Pedagógica (PFPed) acesse o Instagram: @programaformacaoims. Sobre o Coletivo Sextou IMS - Artes & Culturas, acesse o Instagram: @sextou_ims. Sobre o Projeto de Extensão Corpo, Sexualidade e práticas de saúde - CUyDADOS, acesse o Instagram: @cuydados.ims